10 coisas que você pode fazer para se beneficiar do controle de contaminação

Procedimentos básicos que podem fazer muita diferença

Por Conexão Mineral 23/02/2017 - 17:11 hs
Foto: Caterpillar
10 coisas que você pode fazer para se beneficiar do controle de contaminação
Manutenção e limpeza andam juntas para uma boa operação

Por Viewpoint Mining

As etapas que as minas podem seguir para controlar a contaminação vão das mais simples — como uma boa limpeza — até as menos comuns, como contagem de partículas. Os procedimentos básicos se concentram em fábricas, componentes, processos e fluidos limpos.

Veja aqui as 10 principais coisas que você pode começar a fazer para obter os benefícios do controle de contaminação:

1.Certifique-se de que as pessoas sejam bem treinadas. Um treinamento garantirá que todas as pessoas afetadas estejam totalmente familiarizadas e sejam capazes de seguir todos os processos e procedimentos de um programa de controle de contaminação bem-sucedido.

2.Lave as máquinas e os componentes antes de entrar na oficina. O intuito é remover a sujeira e os óleos que poderiam contaminar a máquina de trabalho, bem como manter esses contaminantes longe da oficina.

3.Cuide das mangueiras e tubos. Certifique-se de que as extremidades estejam devidamente tampadas ou obstruídas, e todas as mangueiras e tubos removidos durante o reparo devem ser limpos antes da reinstalação.

4.Crie um carrinho de manutenção preventiva. A preparação de conteúdos antes de uma atividade de manutenção planejada garante que o equipamento necessário esteja disponível e os conteúdos estejam limpos e protegidos.

5.Limpe os derramamentos de óleo imediatamente. Use um aspirador ou placas absorventes especificamente planejados para coletar óleo e, em seguida, faça uma limpeza final com um esfregão com água limpa e desengordurante.

6.Mantenha as peças limpas até a instalação. As peças devem ser mantidas dentro das embalagens originais até estarem prontas para serem instaladas.

7.Proteja as peças quando o trabalho estiver em andamento. Durante reparos com invasão do sistema ou remoção e instalação de componentes, todas as cavidades expostas da máquina devem ser cobertas com bujões, tampas metálicas ou magnéticas, filme plástico com fita ou protetores.

8.Mantenha a oficina limpa e organizada. Uma oficina limpa e organizada reduzirá as chances de contaminação do equipamento em manutenção e reparo, bem como aumentará a eficiência do reparo e da manutenção.

9.Proteja fluidos. Comece pelos tanques limpos e filtre os fluidos que entram no tanque para mantê-lo limpo. A manutenção preventiva dos tanques, a filtragem regular de óleo e o programa de coleta programada de amostra de óleo também são práticas essenciais.

10.Proteja combustíveis. Garanta a limpeza e manutenção regular dos tanques de combustível, das aberturas, da lubrificação e dos caminhões de combustível. Filtre os combustíveis em massa nos pontos de entrada e de saída.

O controle de contaminação pode ter um impacto positivo sobre a operação.

Fonte:http://www.viewpointmining.com/article/top-10-contamination-control-activities-pt