Certificação para profissionais que trabalham em atmosfera explosiva

Iniciativa é da Abendi e da Abpex

Por Conexão Mineral 20/02/2017 - 08:35 hs

A Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), em parceria com a Abpex ( Associação Brasileira de Prevenção de Explosão), criou o processo de certificação para quem trabalha em locais com atmosfera explosiva. As diretrizes e os requisitos para a qualificação e certificação estão descritos na NA-017, norma Abendi baseada em uma sistemática internacional que considera 11 Unidades de Competências em Atmosferas Explosivas, abrangendo as diversas atividades realizadas em áreas consideradas sujeitas a explosão. Isso quer dizer que, a partir de agora, todas as pessoas que trabalham na área podem ser qualificadas, independentemente da função exercida (conheça os tipos de ocupação no quadro abaixo).
Para exemplificar, o consultor técnico da Abendi, Hélio Rodrigues, afirma que a Unidade de Competência Ex001 é a que envolve o trabalho da maioria dos profissionais que estão no segmento. “Esse é um pré-requisito que será exigido no processo de certificação de várias outras Unidades de Competência, tais como a Ex003, aplicável à Instalação de Equipamentos com Tipos de Proteção Ex e os respectivos sistemas de fiação, e a Ex004, que aborda a Manutenção de Equipamentos em Atmosferas Explosivas. 
De forma geral, esse sistema de certificação surgiu depois que empresas com instalações elétricas e mecânicas, de instrumentação, automação e telecomunicações instaladas em indústrias petroquímicas e de alimentos, em plataformas de petróleo, em usinas de açúcar e álcool mostraram interesse em qualificar e certificar seus empregados. Entretanto, só é possível garantir os padrões de segurança e eficiência se os profissionais estiverem comprovadamente preparados para projetar, inspecionar, reparar, instalar e operar e auditar tais equipamentos. 
O Consultor Técnico da Petrobras (Refinaria Presidente Bernardes), Roberval Bulgarelli, explica que a necessidade e o interesse pelo processo vieram do mercado, notadamente das empresas com instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicas em Atmosferas Explosivas, como ocorre nos locais citados acima. “A certificação das competências de pessoas que realizam estas atividades é uma garantia de que conhecem as normas técnicas aplicáveis e também trabalham de forma correta e segura, não apenas no projeto ou na instalação desses equipamentos, mas, também, na sua manutenção, inspeção e reparo”.

Unidades de Competência
Ex 000 | Conhecimentos e percepções mínimas para adentrar em uma instalação contendo áreas classificadas;
Ex 001 | Aplicação dos princípios básicos de proteção em atmosferas explosivas;
Ex 002 | Execução de classificação de áreas;
Ex 003 | Instalação de equipamentos com tipos de proteção Ex e respectivos sistemas de fiação;
Ex 004 | Manutenção de equipamentos em Atmosferas Explosivas;
Ex 005 | Reparo e revisão de equipamentos com tipos de proteção Ex.;
Ex 006 | Ensaios de equipamentos e instalações elétricas em atmosferas explosivas;
Ex 007 | Execução de inspeções visuais e apuradas de equipamentos e instalações em Atmosferas Explosivas;
Ex 008 | Execução de inspeções detalhadas de equipamentos ou instalações elétricas em Atmosferas Explosivas;
Ex 009 | Projeto de instalações elétricas em Atmosferas Explosivas;
Ex 010 | Execução de inspeções de auditoria ou de avaliação das instalações elétricas em Atmosferas Explosivas.

Vale destacar que as 11Unidades de Competências Ex são baseadas nos requisitos das normas da Série NBR IEC 60079 - Atmosferas Explosivas, elaboradas pelo Subcomitê SC-31 do Cobei e publicadas pela ABNT.