Votorantim Cimentos expande atuação internacional

Empresa inaugurou unidade na Bolívia e ainda no primeiro semestre concluirá outra fábrica, dessa vez na Turquia

Por Conexão Mineral 15/02/2017 - 16:12 hs
Foto: Consulado da Bolívia
Votorantim Cimentos expande atuação internacional
Capacidade produtiva é de 950 mil t de cimento

A Votorantim Cimentos, juntamente com seus parceiros na Itacamba Cemento, inaugurou no sábado (11/02) uma nova fábrica na Bolívia, em Yacuses, região de Santa Cruz, em cerimônia que contou com a presença do presidente Evo Morales, entre outras autoridades bolivianas.

Com investimento de US$ 220 milhões e capacidade de produção de 950 mil toneladas de cimento, Yacuses será a primeira fábrica de cimento integrada no leste da Bolívia. A nova unidade também será responsável por elevar a capacidade de produção total de Itacamba a 1,2 milhão de toneladas na Bolívia, considerando as 250 mil toneladas da moagem de Puerto Quijaro. Dessa forma, o país atingirá a autossuficiência na produção do material para abastecimento do mercado interno.

“Essa nova fábrica reforça a estratégia de diversificação geográfica da Votorantim Cimentos e seu compromisso de longo prazo, com expansões em mercados com alto potencial de crescimento. Além da unidade em Yacuses (Bolivia), ainda no primeiro semestre também está prevista a inauguração de uma unidade em Sivas, na Turquia”, afirmou Walter Dissinger, presidente da Votorantim Cimentos.

Dissinger participou da cerimônia de inauguração ao lado de Fabio Ermírio de Moraes, membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A. e Votorantim Cimentos; Evo Morales, presidente da Bolívia; Carlos Romero Bonifaz, ministro de Governo; entre outras autoridades e lideranças bolivianas.

O presidente Evo Morales destacou a relação da empresa com seus funcionários, além das ações de responsabilidade social que contribuíram para a construção de um centro tecnológico em Yacuses. “Projetos que unem desenvolvimento e responsabilidade social são históricos em nosso país e ajudam a impulsionar a economia”, acrescentou.

Durante a construção da nova unidade, foram criados 3.200 empregos diretos, número considerado recorde para a região.

“Além de atender integralmente a demanda do mercado interno, a fábrica contribuirá para a melhoria das malhas rodoviária e ferroviária, com a aquisição de 120 vagões para transportar o cimento de Puerto Suarez até as demais regiões do pais”, ressaltou o gerente geral de Itacamba, Alexander Cappela.

 

A Itacamba Cemento foi criada em 1997 a partir de uma parceria entre Votorantim Cimentos e Compañía de Cemento Camba (Coceca). Em 2014, a espanhola Cementos Molins se juntou à sociedade.