Peças usadas originais reduzem custo de manutenção

Valor pode ser até 70% menor que o de um produto novo

Por Conexão Mineral 27/01/2017 - 15:17 hs
Foto: Sotreq

Em tempos de crise o segredo é economizar. Seguindo esse conceito, alguns clientes da Sotreq têm investido na aquisição de peças usadas para a manutenção dos equipamentos Cat®. O programa, que conta com um almoxarifado composto por mais de 20 mil itens, integra a área de vendas de produtos da Sotreq. “Todas as peças vendidas estão dentro das normas de reutilização. Os materiais passam por uma avaliação criteriosa a fim de descartar incompatibilidades com os padrões da Caterpillar”, descreve Alessandro Warley, gerente de Inventário de Peças da Sotreq.

A análise das peças é feita por profissionais especialmente treinados. As máquinas usadas são compradas e desmontadas para uma inspeção detalhada de cada peça, averiguando se estão de acordo com o guia de reutilização do fabricante. As que fogem dos padrões são descartadas.

Os valores das usadas podem chegar a até 70% mais barato do que um novo, dependendo do item comercializado. “A vantagem para a Sotreq é poder ofertar mais uma alternativa ao cliente, já para o consumidor é o benefício de reduzir os custos de manutenção significativamente”, descreve Warley.

O almoxarifado conta com uma variedade de itens, como eixos, componentes de motor, peças para trem de força da máquina, entre outros. “Além de itens usados, em nosso estoque também possuímos mercadorias novas que são comercializadas por um preço inferior. Isso é possível porque as peças e componentes foram adquiridos por meio de lotes novos dos próprios clientes da Sotreq ou até mesmo em leilões”, informa.

Para acessar o estoque de peças usadas originais da Caterpillar, basta entrar em contato com qualquer filial da Sotreq. “O valor das peças usadas variam entre 30% a 80% do preço da nova e o cliente tem a certeza de comprar itens originais. O processo de compra dos produtos usados é o mesmo que o realizado para a aquisição de novos. Além disso, os prazos e pagamentos também são iguais”, conclui Warley.