Mineradora canadense superou meta de tratamento de rejeitos de arsênio

Tecnologia Actiflo diminuiu para 0,02 ppm a presença de arsênio em água de mina em Wilanour; limite estabelecido era de 0,25 ppm

Por Conexão Mineral 24/01/2017 - 07:00 hs
Foto: Veolia
Mineradora canadense superou meta de tratamento de rejeitos de arsênio
Microareia aumenta a velocidade de sedimentação das partículas

Adquirida pela Goldcorp em meados de 1990, a mina de Cochenour Wilanour, localizada no norte de Ontário, no Canadá, precisava de tecnologia que utilizasse um sistema de precipitação dos rejeitos. A Goldcorp, então, optou pela instalação de dois clarificadores Actiflo de 4.000 m³/d, fornecios pela Veolia Water Technologies, para a precipitação e separação do arsênio e de outros metais pesados presentes na água.

O Actiflo utiliza um sistema de microareia para aumentar significativamente a velocidade de sedimentação das partículas. Isso resulta em um ótimo desempenho do processo”, comenta David Oliphant, gerente Regional de Vendas da Veolia Water Technologies Canadá. “O projeto passou de piloto para efetivo muito rapidamente”, completa Oliphant.

David Gelderland, gerente Ambiental da Goldcorp Red Lake Gold Mines, comentou que o novo sistema reduziu os níveis de rejeito de arsênio na água descartada para 0,02 ppm, bem abaixo da meta inicial. “O limite de arsênio permitido para a planta era de 0,25 ppm.”

Depois do sucesso de aplicação do Actiflo, a Goldcorp aumentou a capacidade de tratamento para 12.000 m³/d e adicionou um circuito de ajuste de pH e um tanque de contato para o condicionamento da água. Com o sucesso da remoção de impurezas, a água tratada já pode ser devolvida para o meio ambiente.