CBA comemora nove anos sem acidentes

Marca foi obtida em dezembro

Por Conexão Mineral 23/01/2017 - 14:37 hs
Foto: CBA
CBA comemora nove anos sem acidentes
A unidade da CBA em Poços de Caldas (MG) opera há 61 anos

A unidade de Poços de Caldas da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) comemorou, no mês de dezembro, nove anos sem registro de acidentes com afastamento. Segundo a mineradora, o marco é o resultado do trabalho conjunto de todos os empregados, que diariamente colocam em prática uma série de iniciativas para a preservação da sua integridade física e saúde.

O Sistema de Gestão de Segurança adotado estabelece e utilização de ferramentas na rotina de todos, como a Observação de Riscos do Trabalho (ORT), que busca identificar e eliminar barreiras que impedem o comportamento seguro, criar possibilidades de mudança e tornar o empregado um agente ativo no processo de prevenção;  a Análise Preliminar de Risco (APR), que identifica e analisa os riscos inerentes às tarefas antes de seu início, visando à neutralização individual ou coletiva de todas as possibilidades de acidentes/incidentes pessoais, patrimoniais, operacionais e ambientais; o Fale Fácil, que é utilizado pelos próprios empregados para identificação, avaliação e  controle de situações de risco, pessoais ou estruturais, relacionados à aegurança, saúde, meio ambiente e qualidade; e também a inspeção gerencial que é realizada semanalmente por gerentes, coordenadores e demais gestores em todas as dependências da unidade, inclusive nas minas.

A engenheira de segurança, Maura Helena de Miranda Nunes, destaca o uso de ferramentas de gestão do comportamento humano, amplamente utilizada em empresas no mundo todo, para mudança de comportamento em segurança do trabalho. “A ORT apoia-se em uma metodologia de aprendizagem que pretende ajudar as pessoas a conversarem sobre questões de segurança presentes no ambiente de trabalho, de maneira tal que as leve a reforçar comportamentos seguros e mudar comportamentos inseguros.  Essa é uma forma de educar por meio da conscientização e autonomia e não tem caráter punitivo”, explica.

Para Hamilton Wuo, gerente da unidade, um dos fatores que favorece essa conquista é conscientização da equipe em relação aos processos. “Atingir uma marca tão expressiva como esta nos deixa a todos bastante satisfeitos. Mostra que o esforço e os investimentos em adequação da estrutura física da unidade, na implantação dos procedimentos e ferramentas de gestão, nos treinamentos e, sobretudo, na mudança de atitudes e comportamentos está surtindo efeito. E, ainda, mostra que novos valores estão sendo estabelecidos, fazendo surgir uma nova cultura: a de produzir com segurança”, afirma.

A unidade da CBA em Poços de Caldas foi reconhecida no Ranking das 200 Maiores Minas Brasileiras, publicado pela revista Minérios & Minerales, uma das mais importantes publicações do setor. A empresa ocupou o 2º lugar no quesito Segurança – número total acumulado de homens/horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. A unidade de Poços de Caldas existe há 61 anos e é uma das responsáveis pela extração da bauxita, matéria-prima necessária para a fabricação do alumínio.