S11D tem gerenciamento de ativos em tempo real

Soluções digitais foram personalizadas para o projeto

Por Conexão Mineral 19/12/2016 - 14:49 hs
Foto: ABB

A ABB desenvolveu soluções digitais personalizadas para o Ferro Carajás S11D, que é completamente automatizado. As soluções incluem serviços exclusivos de eletrificação e automação da planta, área que envolve a mina de exploração e a usina de beneficiamento, além das instalações de apoio. Com ferramentas de alta tecnologia, a planta opera com alta produtividade, diminuindo o custo de produção do minério de ferro.

Além da automação, o fornecimento de energia também é feito pela ABB, por meio de duas subestações de alta tensão 230-34,5kV com potência que poderia iluminar 1.242.000 residências, que equivale a quatro cidades como Guarulhos (SP) em número de habitantes. Dessa maneira, há redução do tempo de implantação do empreendimento. As inovações para o S11D possibilitam que a manutenção dos equipamentos seja feita em tempo real.

O centro de expertise da ABB Brasil desenvolveu uma solução exclusiva que gerencia de forma remota e inteligente todos os ativos da planta em tempo real. Um exemplo é o AssetVista, desenvolvido pela empresa no País. A solução é capaz de delinear uma estratégia assertiva e eficiente de manutenção e serviços. Por meio do mapeamento imediato de dados relevantes e com uma interface de fácil utilização, é possível gerar relatórios detalhados para a tomada de decisão.

Outro importante diferencial do projeto é o sistema truckless, que utiliza 37 km de correias transportadoras para movimentar todo o minério na mina, ao invés de 100 caminhões fora-de-estrada que seriam necessários para realizar esta tarefa em uma planta convencional. A substituição dos caminhões pelas correias transportadoras permitirá a redução de 77% do consumo de combustível. Esses dados se referem à operação total da planta (3 linhas de produção) e no período de 1 ano.