Librelato faz balanço de sua linha produzida com nióbio na composição do aço

Por Conexão Mineral 20/01/2021 - 22:53 hs
Foto: Librelato
Librelato faz balanço de sua linha produzida com nióbio na composição do aço
Utilização do Nióbio na composição do aço do semirreboque traz aumento de rigidez estrutural

Librelato fez um balanço de sua primeira tecnologia desenvolvida com Nióbio no Brasil, o Semirreboque Graneleiro PRÓ-NIO, o primeiro do segmento produzido com aços especiais, que possuem Nióbio em sua composição. Segundo o fabricante, a utilização do Nióbio na composição do aço do semirreboque traz aumento de rigidez estrutural ao implemento, permitindo 780 quilos a mais de capacidade de carga em relação a um implemento fabricado em aços comuns.

De acordo com Fábio Tronca, gerente de Engenharia do Produto e Pós-Vendas da Librelato, as vantagens técnicas oferecidas pelo produto geraram grande aceitação do mercado. Desde o seu lançamento, na Fenatran de 2019, foram vendidos mais de 700 produtos PRÓ-NIO e este ano a empresa espera um crescimento de vendas de 50% em relação a 2020 somente deste modelo de implemento. “Quem mais reconhece as vantagens da redução de tara e o consequente ganho com o aumento da capacidade de carga são geralmente as transportadoras de grande e médio porte”, diz Tronca.

A Librelato levou a tecnologia PRÓ-NIO também para o mercado externo, para países como Paraguai, Chile e Uruguai. “Até o momento já exportamos em torno de 100 produtos PRÓ-NIO em 2020 para Chile e Paraguai. Para 2021, já temos quase 200 produtos PRÓ-NIO em carteira para exportação. Para nós da Librelato está nítido que o mercado externo passou a preocupar-se cada vez mais com a eficiência do transporte e a importância de utilizar caminhões e implementos que permitam maior rentabilidade no frete”, pontua Tronca.

Os aços de alta resistência, os quais utilizam Nióbio em sua composição, já são utilizados há vários anos em outras linhas de produto da Librelato, como a basculante, por exemplo. A exclusividade da Librelato está na utilização desse aço na Linha Graneleira, que até hoje nenhum outro fabricante nacional utiliza.

O desenvolvimento com Nióbio oferece produtos mais inovadores e diferenciados em relação às carretas graneleiras disponíveis no mercado. Na medida em que o peso dos veículos consegue ser reduzido, a carga útil transportada também pode ser ampliada na mesma proporção, assim como a durabilidade dos equipamentos e das estradas.

Ainda de acordo com o fabricante, além de proporcionar maior carga transportada e menor tara do veículo, a tecnologia PRÓ-NIO oferece menor consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de CO2 na atmosfera.

Atualmente, a Librelato oferece o PRÓ-NIO também nas configurações de Bitrem 04 eixos, Bitrem 06 eixos e Rodotrem e pretende expandir para outros produtos de seu portfólio.