Serabi Gold completa 20 anos e encerra 2020 com novos projetos adquiridos

Mineradora investiu em São Domingos e Fofoca Sul, adjacentes à mina São Chico, além de ter conseguido a Licença Prévia para o projeto Coringa

Por Conexão Mineral 11/12/2020 - 14:15 hs
Foto: Serabi Gold
Serabi Gold completa 20 anos e encerra 2020 com novos projetos adquiridos
Mina Palito teve produção comercial declarada em julho de 2014

Há 20 anos no mercado, a Serabi Gold tem crescido gradualmente. O ano de 2020, em especial, foi de grande avanço para a empresa, que adquiriu os projetos São Domingos e Fofoca Sul, adjacentes à mina São Chico, além de ter conseguido a Licença Prévia para o projeto Coringa. Para 2021 as expectativas são de que esses projetos possam avançar nas licenças, aumentando as áreas em atividade de mineração da empresa.

Primeira companhia a atuar com mineração subterrânea de ouro no Norte do Brasil, a Serabi possui duas minas em operação, Palito e São Chico, que iniciaram suas produções comerciais entre 2014 e 2016. Atualmente, esse complexo de mineração produz aproximadamente 40.000 onças de ouro anuais.

Em 2005 e 2011, a Serabi foi admitida nas bolsas de valores de Londres e de Toronto, respectivamente, o que fortaleceu sua imagem nacional e internacionalmente, consolidando a empresa. Todo esse crescimento também chega para as comunidades em que a Serabi atua.

Desenvolvimento para a região

A Serabi possui escritórios em Londres (Inglaterra), Belo Horizonte (MG) e em Belém (PA), mas suas minas ficam na região do Tapajós, Sudoeste do Estado do Pará, onde atua com um quadro de mais de 600 funcionários, sendo 80% formado por paraenses. Além da geração de emprego, a empresa também investe no desenvolvimento das comunidades ao redor das minas, investindo em saúde, educação e bem-estar para as comunidades vizinhas. Alguns projetos sociais também são desenvolvidos, como o atendimento médico e odontológico para funcionários e moradores das comunidades do entorno das minas. Ao longo do ano, a Serabi também realiza diversas ações que envolvem essas comunidades.

Minas e projetos

O complexo de mineração em operação e as áreas em que tem a Serabi tem permissão para pesquisar compreendem 61.563 ha, o qual inclui as minas Palito e São Chico. Os novos projetos adquiridos em 2020, São Domingos e Fofoca Sul, adicionam mais de cinco mil hectares ao depósito de ouro São Chico.

Já o projeto Coringa tem avançado nos processos de licenciamento desde 2017, quando a Serabi adquiriu a Chapleau e seus ativos. No Coringa foram desenvolvidas atividades de mineração artesanal até 1991, produzindo cerca de 10 toneladas de ouro (322.600 onças) extraídas de fontes aluviais e primárias, o que gera expectativas positivas para a construção da mina.

Mineração subterrânea

A Serabi é pioneira em mineração subterrânea no Norte do Brasil. Método de extração que necessita de túneis embaixo da terra, as minas subterrâneas apresentam certas vantagens, pois, necessitam de uma menor supressão da vegetação ao serem implantadas, reduzindo o impacto ambiental em até 2% em relação às minas a céu aberto. Embora tenham custo operacional maior, as minas subterrâneas são ideais para áreas que apresentam possibilidade de extração de alto teor.

Futuro

Ao longo dos anos a Serabi se profissionalizou, definindo melhor seus processos e garantindo continuidade do plano de geração de caixa, com forte direcionamento em disciplina financeira e maior eficiência operacional.

Para o futuro, a empresa busca manter esses avanços e garantir mais crescimento apostando nos novos projetos.

Mina Palito

Em junho de 2012, a Serabi publicou um Estudo Preliminar de Viabilidade Econômica em conformidade com o Instrumento Nacional NI 43-101 que demonstrou ser viável reativar a Mina de ouro Palito como uma operação de mineração pequena e seletiva, mas de alto teor, com uma produção de cerca de 24.000 onças ao ano. A Serabi iniciou trabalhos de desenvolvimento da Mina no quarto trimestre de 2012. Assim que a fase inicial foi concluída em finais de 2013, começaram os trabalhos de mineração de ouro, no início de 2014. A companhia declarou sua produção comercial em julho de 2014.

A planta de processamento da Mina Palito trabalha com uma capacidade excedente. A Serabi sempre teve a intenção de usar a Palito como central de processamento e de desenvolvimento de outras operações de mineração satélites, que enviariam minério para a Palito para que lá fosse processado. E isto foi possível com a aquisição da Mina São Chico.

Mina São Chico

Em julho de 2013, a Serabi concluiu a compra da Kenai Resources Ltd e com isto adquiriu também o projeto de ouro São Chico, uma jazida pequena, mas de alto teor, localizada a 30 quilômetros da Mina Palito. A Mina começou a produzir minério durante o primeiro semestre de 2015 e a atividade de produção comercial foi declarada em 1° de janeiro de 2016.

Em 2015, a Serabi declarou produção de 33.000 onças de ouro e ao longo dos anos seguintes a produção obteve um escalonamento chegando a 40.101 no ano de 2019.