Vale inicia remoção de moradores próximos da barragem da mina de Brucutu

Estrutura Norte/Laranjeiras, em Barão de Cocais (MG), iniciou o protocolo de emergência em Nível 2

Por Conexão Mineral 18/11/2020 - 13:22 hs
Foto: Google Maps

A Vale informou que deu início hoje (18/11), de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 2 da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, no Município de Barão de Cocais ( MG). A colaboração entre a Vale, a Defesa Civil municipal e estadual de Minas Gerais e demais autoridades competentes, será iniciada, nos próximos dias e compreende a remoção de residentes na Zona de Autossalvamento , estimados em 34 pessoas.

A Vale menciona no informativo que adota essa medida em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas. A mineradora desta ainda que a elevação do nível de emergência reflete uma abordagem conservadora da companhia, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura.

Ainda segundo a Vale, a barragem Norte/Laranjeiras não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019.

A remoção será feita de forma programada, conduzida pela Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale.

A companhia informa ainda que prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada e que sua prioridade é a segurança das pessoas e comunidades a jusante de suas operações, assim como com a segurança de todas as suas estruturas.