Votorantim premia alunos em Niquelândia (GO)

Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) recebeu 1014 projetos, de 362 municípios, para o Desafio Criativos da Escola 2016

Por Conexão Mineral 01/12/2016 - 10:19 hs
Foto: Joelson Oliveira
Votorantim premia alunos em Niquelândia (GO)
Alunos da EM Padre Valentim Rodrigues comemoram a premiação

Crianças e adolescentes que elaboraram projetos para melhorar a escola e a comunidade marcaram presença na solenidade de encerramento do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado no dia 29 de novembro, no auditório da Unidade Integrada Sesi Senai de Niquelândia. O evento reuniu aproximadamente 170 pessoas, entre estudantes, pais, profissionais de educação, autoridades públicas e representantes da Unidade Niquelândia da CBA.

Na ocasião, foi apresentado o balanço de ações promovidas na Frente de Gestão Educacional, Escolar e de Mobilização, por meio do PVE em 2016, entre as quais está o resultado do concurso Desafio Criativos da Escola. A secretária municipal de Educação, Maria Silvestre da Silva, destacou que o Programa foi essencial para os gestores e coordenadores conhecerem mais sobre a aplicação das avaliações nas escolas e, assim, facilitar a percepção das mudanças necessárias para melhorar o desempenho.

“Nos últimos anos colhemos bons frutos como, por exemplo, ter feito o município subir dois pontos na Prova Brasil. Isso é resultado de um trabalho feito com mais planejamento e organização, o que sem dúvida atribuímos à realização do PVE em Niquelândia. Queremos continuar com essa parceria porque podemos evoluir ainda mais”, afirmou Maria Silvestre.

O gerente de fábrica da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Campos Silveira, parabenizou todo o público envolvido nas atividades do PVE. “É o oitavo ano consecutivo que promovemos esse Programa, juntamente com o Instituto Votorantim, e estamos muito felizes de finalizar 2016 ainda mais unidos. Juntos, Unidade Niquelândia, poder público e comunidade, podemos fazer muito para as escolas oferecerem uma educação cada vez mais qualificada para formar cidadãos”, ressaltou.

Preservação ambiental é foco de projetos vencedores

O regulamento do concurso Desafio Criativos da Escola estabelece a premiação para até dois grupos por município, na categoria Destaque Municipal. Em Niquelândia, os grupos vencedores receberam R$ 1.500 reais cada, como incentivo para darem continuidade aos projetos. O orientador de cada grupo também recebeu R$ 500. Além da premiação prevista em regulamento, a Unidade Niquelândia da CBA premiou um grupo com um tablet para cada componente, como forma de incentivar o engajamento dos jovens em ações voltadas à transformação da escola e da comunidade. Todas as equipes vencedoras apresentaram iniciativas que promovem a preservação ambiental.

Na categoria Destaque Municipal, um dos projetos premiados foi “Cultivo de Horta e Jardins: Garantia de Vida Saudável e Prazerosa”, idealizado por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Bartolomeu Bueno da Silva. A elaboração foi orientada pelo professor, Célio José de Morais, e pela vice-diretora, Elcita Maria Ferreira França. O objetivo foi criar uma horta alternativa, em um espaço de 400 metros quadrados no pátio da escola, com pneus e garrafas pets. Os alunos participaram na preparação do solo, plantio e colheita. “O resultado deu tão certo que algumas hortaliças já estão sendo utilizadas para merenda escolar. Vamos ampliar a horta e levar esse projeto adiante graças ao impulso proporcionado pelo Desafio”, disse Célio Morais.

O outro projeto vencedor na categoria Destaque Municipal foi “Reciclagem é com Gente Consciente”, feito por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, que teve como objetivo estimular o reaproveitamento de papel. A orientadora do projeto foi a professora Luceni Campos Gomes. Já o projeto premiado pela Unidade Niquelândia da CBA foi “Atix Produtos de Limpeza: Reutilizar e Cooperar para Mudar”, inscrito por alunos 2º ano do Ensino Médio da escola de Ensino Básico e Profissionalizante (Ebep) do Sesi. O grupo teve a ideia de produzir uma linha de produtos de limpeza sustentáveis, como sabão em barra e o líquido, a partir de óleo usado, e uma vassoura feita de garrafa pet.

Números do Desafio

Participaram do Desafio Criativos da Escola tanto alunos da rede pública quanto da rede privada de ensino, com idade de 9 a 17 anos. A seleção dos projetos inscritos foi feita por uma banca composta por membros da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Unidade Integrada Sesi Senai, Unidade Niquelândia da CBA e por uma representante da comunidade local.

 

Desafio Criativos da Escola 2016

1014 projetos inscritos de 362 municípios

 

PVE

Niquelândia

Projetos inscritos

179

7

Jovens participantes

890

70

Educadores

350

14

Escolas

-

4

Municípios participantes

17

1

 

Outra atividade desenvolvida pelo PVE foi a “Consulta Lúdica”, dentro da Frente de Mobilização, com a elaboração de uma carta aberta, criada por alunos da rede pública de educação, com os anseios de melhorias dos estudantes, escrita para as autoridades, empresários e pais de alunos. A carta também foi lida por um grupo de estudantes na solenidade de encerramento do PVE.