MME lança projeto de planejamento estratégico

Financiamento é do Banco Mundial

Por Conexão Mineral 28/11/2016 - 09:49 hs

O Ministério de Minas e Energia realizou a cerimônia de lançamento de seu projeto de Planejamento Estratégico. A iniciativa pretende envolver e engajar servidores e colaboradores do órgão no processo de planejamento e de gestão estratégica de todas as áreas do MME. Durante o evento, o ministro Fernando Coelho Filho exaltou a iniciativa e destacou que o trabalho vai ajudar a projetar ações futuras de maneira mais eficiente. Os resultados finais do processo, que será realizado com recursos do Banco Mundial no âmbito do projeto Meta, deverão ser apresentados em junho de 2017.

“Temos a obrigação de projetar o nosso trabalho, termos planejamento. É importante que saibamos de forma muito clara onde estamos e onde queremos chegar, e eu fico feliz de poder iniciar esse processo e acompanhar os desdobramentos”, destacou o ministro, em evento restrito aos colaboradores do MME.

O planejamento estratégico do MME vai permitir mais agilidade e eficácia na tomada de decisões, além de gerar um fortalecimento da gestão institucional e na disponibilização de informações. O secretário-executivo do MME, Paulo Pedrosa, avalia que o processo será importante para que a equipe do MME trabalhe de forma coesa e alinhada.

“Esse planejamento estratégico vai nos ajudar muito a compartilhar e discutir essa linha do nosso norte geral, de qual é a nossa bússola, e ter a certeza de que a equipe inteira vai participar da discussão e do processo de decisão”, analisou o secretário-executivo do MME, Paulo Pedrosa.

A expectativa do ministério é de que a definição do  planejamento estratégico possa trazer resultados positivos para a pasta, como sistematizar o processo decisório da instituição, melhorar a capacidade de planejamento e alcance de resultados e de alocação de recursos, permitir que decisões sejam baseadas na corporação como um todo, respeitando prioridades mais realistas e mais agilidade no compartilhamento de informações.

O Planejamento Estratégico do MME será realizado pela consultoria Steinbeis-Sibe do Brasil. O projeto Meta (Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral) tem como principal objetivo contribuir para ampliar e consolidar os avanços dos setores energético e mineral brasileiros, dando apoio à competitividade e ao crescimento econômico e sustentável do País.

As ações do Projeto META contemplam áreas estratégicas vinculadas ao MME, tais como: Planejamento do Setor Energético e Matriz Energética Brasileira; Geologia, Mineração e Transformação Mineral; Monitoramento e Controle do Setor Elétrico; Aprimoramento de Ações de Sustentabilidade Ambiental e de Inserção Social; Universalização da Energia Elétrica e Programa Luz para Todos (LpT); Fontes Alternativas e Eficiência Energética; Petróleo e Gás; e Segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN).