Congresso discute indústria de água mineral

25o Congresso Brasileiro da Indústria de Água Mineral foi realizado pela Abinam em Atibaia (SP)

Por Conexão Mineral 14/11/2016 - 16:24 hs
Foto: DNPM
Congresso discute indústria de água mineral
Ricardo Moraes, superintendente do DNPM em SP, durante sua palestra no evento

O 25º Congresso Brasileiro de Indústria de Água Mineral foi realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) e do Sindicato Indústria de Águas Minerais (Sindinam), de 09 a 11 de novembro, em Atibaia (SP). Em paralelo, também ocorreu a Expo-Abinam 2016, exposição de produtores de água mineral e fornecedores de insumos para essa indústria. 

O Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lôbo, participou da solenidade de abertura, proferindo um discurso destacando a importância do segmento de água mineral no País, bem como a relevância do Acordo de Cooperação Técnica recentemente assinado pelo DNPM/SGM/CPRM. 

O diretor-geral do DNPM, Victor Bicca, proferiu palestra sob o tema “Ações do DNPM na Fiscalização das Indústrias de Águas Minerais”, destacou o momento porque passa o segmento da água mineral no mundo e no Brasil; apresentou as principais estatísticas dos títulos minerários para água mineral, potável de mesa e termal, falou também da questão da fiscalização, pelo DNPM, em seus aspectos gerais.

O Superintendente do DNPM/SP, Ricardo Moraes, também proferiu palestra no evento, detalhando os aspectos da fiscalização minerária por parte o DNPM. Tratou também da necessidade do DNPM designar uma comissão formada por servidores dos estados da região sudeste com o objetivo de analisar, com profundidade, os dados de produção de água mineral dessas unidades da Federação (SP-MG-RJ), tendo em vista a baixa produção declarada nos RALs nesses estados.