Parauapebas (PA) terá feira de mineração

Evento contará com exposição e palestras

Por Conexão Mineral 14/11/2016 - 15:40 hs
Foto: Sampla
Parauapebas (PA) terá feira de mineração
Sistema de tubos Oroflex Well, da Sampla

A 1ª Emina, Feira Internacional de Mineração de Parauapebas (PA), será realizada no Clube de Aeromodelismo da cidade, entre os dias 23 e 26 de novembro e irá reunir grandes fornecedores e mineradoras do País.

Entre os expositores estará a PUR Equipamentos Industriais, que apresentará o Sistema de Adaptação Troca Fácil, para ser montado nos raspadores já instalados no cliente e em correias que ainda não possuem raspadores. A segunda novidade é o Revestimento Cerâmico de TamborA PUR apresentará ainda o Conjunto Misto de Impacto, um sistema que utiliza em sua montagem cavaletes com pistas de impactos e cavaletes de roletes de forma alternada, com o objetivo de conferir maior estabilidade ao material transportado e promovendo a absorção do choque, sem produzir aquecimento na correia. Tanto no cavalete de roletes de impacto quanto no cavalete de pistas modulares de impacto, a instalação e a manutenção são facilitadas, pois seus suportes de sustentação são telescopados de forma bipartida sobre uma base de perfil metálico.“Estamos otimistas com a Emina. É um ótimo momento para apresentarmos nossos equipamentos e inovações diretamente aos clientes e empresas do ramo na maior província mineral do mundo, além de uma excelente oportunidade para prospecção de novos negócios”, avalia Marcus Vinícius de Pinho Silveira, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da PUR Equipamentos Industriais.

A Esco Brasil apresentará o sistema Anti-Marreta Whisler Plus, que oferece maior resistência mecânica do corpo do adaptador devido a eliminação de tensões resultantes ao sistema de travamento; menor desgaste do lábio devido a total estabilização do adaptador; e a possibilidade da prática de rodízio do adaptador entre posições, o que garante a maior vida útil do conjunto, segundo o fabricante. Outro destaque será o sistema de Dentes Ultralok, que possui travamento integrado composto por ponta com trava fixa e adaptador, proporcionando maior facilidade de operação, durabilidade e desempenho de escavação. Durante a feira, a empresa vai mostrar também a Báscula Ultralight (24Ton), desenvolvida para oferecer maior capacidade de carreamento. “Parauapebas hoje, faz parte com muita consistência do planejamento estratégico da Esco,  com expressiva geração de renda local e contribuindo significativamente para sustentabilidade da região. Na Emina, teremos a oportunidade de apresentar os avanços tecnológicos no nosso segmento, além de novidades autênticas a favor da redução de custos, reforçando nossa liderança no mercado em elementos de desgaste para Mineração.” Eduardo Panta, gerente geral Vendas Esco Brasil.

Já a Sampla do Brasil vai levar para a feira a Caixa de Controle IP 66 com registrador, que opera a prensa vulcanizadora de forma completamente interativa. Entre os seus diferenciais estão o Controle PID individual por platô; o sistema de Wi-Fi que permite a visualização dos dados em tempo real; Coleta de dados para verificação dos gráficos e analises da vulcanização; Painel com grau de proteção IP 66; entre outras novidades. Outro lançamento será o sistema de tubos Oroflex Well, que oferece uma ampla gama de acessórios projetados para extrair água subterrânea. “Como Parauapebas é um município que fica rodeado por várias mineradoras, esperamos que a feira receba muitos visitantes que tenham interesse em conhecer ou que até já utilizam os nossos produtos”, avalia Marcia Ventura Yasuda, engenheira do Departamento Técnico da Sampla do Brasil.

A Nortel vai expor produtos de alta performance relacionados a eficiência energética em iluminação LED e automação industrial, como também ferramentas, organização e movimento e adesivos químicos, todos com alta aplicabilidade no mercado de mineração e construção. “A expectativa em relação a feira é a maior divulgação junto as empresas de mineração e empreiteiras. Nosso desejo é apresentar a Nortel como solução logística de suprimentos e fornecedor da linha completa de produtos e soluções MRO”, afirma Marcel Ricardo Milhan, gerente de Grande Contas da Nortel. A empresa distribui produtos de diversas categorias de materiais elétricos, automação, ferramentas, abrasivos, rolamentos, adesivos, fixadores, EPI’S e EPC’S.

Por fim, a Del Rey Minerals vai apresentar uma série de produtos da linha de resinas Devcon, da qual é distribuidor exclusivo para mineração; e revestimentos em Poliuretano para Hidrociclones e bombas de polpa, que de acordo com a empresa aumentam significativamente a vida útil destas peças de reposição, se comparadas as originais de borracha. Também estará no estande da empresa a Válvula Guilhotina Tipo KGA, desenvolvida para proporcionar perfeita vedação, sem nenhum vazamento, mesmo estando  aberta, fechada ou durante o ciclo de operação (abertura e fechamento). O produto pode ser encontrado em borracha ou em Poliuretano de Alta Performance, garantindo vida útil superior e reduzindo o tempo de parada para troca dos reparos. “A Del Rey Minerals tem grande expectativa para a feira Emina,e visa se consolidar, ainda mais, como um importante fornecedor de MRO para a mineração na região. Em nosso estande estaremos apresentando soluções rápidas e inovadoras, características da nossa empresa”, garante Gustavo Madeira, diretor Comercial da companhia.

Além da exposição, a Emina contará ainda com rodada de negócios, cursos, trabalhos técnicos e palestras com importantes nomes do setor, como Adnan Demachki, secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará; José Luiz Amarante, diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral, da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia (DTTM/SGM-MME); e José Augusto Vieira Costa, analista de Infra Estrutura do Ministério de Minas Energia; além de representantes do Grupo Vale e da Universidade Federal do Pará.

“Todas essas atrações confirmam que a Emina será um grande sucesso, não apenas por ser a primeira feira internacional de mineração que acontecerá na maior província mineral do mundo, mas porque será um importante instrumento para impulsionar o desenvolvimento de toda região”, afirma Dafne Fonseca, diretora da Formulae, idealizadora e organizadora da feira.