Controle remoto e economia de combustível são destaques das novas carretas de perfuração SmartROC D50 e D55

Produzidas pela Epiroc, possuem ainda sistema de troca de hastes de até 5 m sem necessidade de parada

Por Conexão Mineral 26/06/2020 - 09:25 hs
Foto: Epiroc

A nova geração de perfuratrizes Epiroc SmartROC D50 e D55 traz recursos inteligentes que, segundo o fabricante, melhoram a produtividade e aumentam a segurança das operações de perfuração a céu aberto com tecnologia DTH (Down-The-Hole). Um dos destaques, é a possibilidade de operar o equipamento remotamente, via rádio controle. "Com o sistema de controle remoto via rádio, o operador trabalha com segurança tendo ampla visualização à distância. Esse é um recurso que já estava disponível em outras perfuratrizes da família Smart, e devido à grande aceitação por parte de nossos clientes, a Epiroc também o disponibilizou esse recurso em mais esses modelos", afirma Mattias Hjerpe, Gerente Global de Produtos na Epiroc.

Estes equipamentos são versáteis e aplicados tanto em mineração quanto em construção. Possuem dimensões similares, sendo que a SmartROC D55 conta com um motor mais potente e compressor com maior pressão de trabalho, em relação à SmartROC D50. Graças a um sistema de controle inteligente da carga do compressor e da rotação do motor, o consumo de diesel é reduzido em ambos os modelos. 

Ainda segundo o fabricante, seu sistema hidráulico foi redesenhado para consumir menos combustível e também economizar centenas de litros de óleo hidráulico. Como consequência, isto também as torna muito mais sustentáveis. Outro recurso de automação é o Auto Feed Fold (opcional), que permite a troca das hastes (de até 5 metros) sem necessidade de paradas.

Dentro da cabine das novas perfuratrizes SmartROC D50 e D55 o operador encontrará um ambiente de trabalho renovado e ergonomicamente projetado. A plataforma oferece joysticks multifuncionais e velocidade de deslocamento ajustável para melhorar ainda mais o conforto do operador e manobrabilidade. O painel de controle também inclui um novo sistema com tela de toque. “Este sistema é intuitivo e fácil de utilizar -  apresenta informações em tempo real para o operador, oferecendo controle total da plataforma”, ressalta Mattias Hjerpe. 

Como todos os equipamentos da família Epiroc SmartROC, à medida que outros novos recursos e melhorias são lançados, eles podem ser facilmente instalados através de atualizações de software. Estes equipamentos vêm ampliar a família de soluções SmartROC, cuja nova Geração dos modelos D60 e D65 foram lançadas no ano passado, com inovações de automação similares. "Nossos clientes aumentarão a lucratividade e alcançarão um ótimo custo total de propriedade", finaliza Mattias Hjerpe.