AngloGold Ashanti apresenta plano de instalação do sistema de alarme no Pompéu

Reunião com a comunidade local abordou gestão da barragem Cuiabá-Lamego e empresa promoveu visita ao local

Por Conexão Mineral 15/10/2016 - 17:31 hs

A AngloGold Ashanti reuniu, no último dia 15, um grupo de representantes da comunidade de Pompéu, em Sabará (MG), para debater sobre a gestão da barragem Cuiabá, com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o tema e apresentar as ações de segurança desenvolvidas pela empresa no local. 

Especialistas da empresa apresentaram o sistema de segurança de barragens e o plano de instalação do sistema de alarme, previsto para pleno funcionamento até o 2° semestre de 2017. Ao final, os representantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a barragem em questão, entendendo na prática o que foi detalhado pela empresa.

"A reunião foi muito importante e deixou a comunidade mais tranquila. A AngloGold Ashanti nos recebeu com atenção e esclareceu nossas dúvidas, nos deixando confiantes no trabalho que está sendo feito. Ao retornar, já repassei as informações que recebi para a comunidade da escolar.", comenta Dulcineia dos Santos, diretora da Escola Municipal Professora Rosalina Alves Nogueira.

Ao todo, a AngloGold Ashanti possui sete barragens, sendo seis localizadas em Minas Gerais, nos municípios de Nova Lima, Santa Bárbara e Sabará e uma no estado de Goiás, situada no município de Crixás.  

Segundo a mineradora, são adotados padrões e normas de segurança nacionais e internacionais e todas as suas barragens foram avaliadas com o fator de segurança acima de 1.5 -, média superior ao estabelecido pelo órgão ambiental, ressaltando que suas estruturas atendem às exigências dos órgãos regulamentadores e fiscalizadores nas esferas Municipal (Defesa Civil e Corpo de Bombeiro Civil), Estadual (Polícia Ambiental Supram/Feam, Defesa Civil e Corpo de Bombeiro) e Federal (DNPM e Agência Nacional das Águas). 

Até o momento, ao longo da vida útil das barragens, nenhuma das estruturas apresentou qualquer situação crítica.