CPRM debate novas tecnologias na Geologia Marinha e uso de VANTs foi um dos destaques

Por Conexão Mineral 02/08/2019 - 15:28 hs
Foto: CPRM
CPRM debate novas tecnologias na Geologia Marinha e uso de VANTs foi um dos destaques
Evento foi realizado na CPRM de Recife (PE)

As novas tecnologias no campo da Geologia Marinha foram tema de encontro realizado na Superintendência do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Recife, no final de julho. O uso de veículos aéreos não-tripulados (VANTs) no suporte aos projetos foi um dos principais assuntos discutidos no evento, que contou com representantes de todo o Brasil. 

O uso de VANTS terá início no suporte aos projetos voltados ao monitoramento de toda a Costa Brasileira e Plataforma Continental Rasa Adjacente. “Em parceria com a Marinha do Brasil, Ministério do Meio Ambiente e IBGE, o Serviço Geológico do Brasil, em continuidade as suas pesquisas voltadas à caracterização dos recursos minerais marinhos, intensifica os estudos para a identificação de hotspots erosivos e ocorrência de placer, além dos processos dinâmicos que influenciam a alteração da linha da costa, considerando a compatibilização altimétrica e batimétrica e gestão costeira”, destaca Hortencia Maria Barboza de Assis, chefe da Divisão de Geologia Marinha (DIGEOM).

Hortencia destaca ainda que o resultado dessa nova frente de pesquisa pretende preencher uma lacuna existente que é a consolidação em uma só base de dados, sob a responsabilidade de um órgão federal, que possa dar suporte aos Estados e Municípios da Federação com informações e dados sobre a costa brasileira, além do suporte à locação de empreendimentos e medidas de contenção dos processos erosivos na zona costeira.   

Participaram do encontro o Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Carlos Bacelar; o Superintendente Regional do Recife, Vanildo Almeida Mendes; o General de Divisão Carlos Cesar Araújo Lima; Coronel Aviador Hélio da Força Aérea Brasileira; Edgar Shinzato, Chefe do Departamento de Informações Institucionais (DEINF); Hortencia Maria Barboza de Assis, Chefe da Divisão de Geologia Marinha (DIGEOM), Ricardo Barcelos, Chefe da Divisão de Informática (DIINFO); Fabio Silva da Costa, Chefe da Divisão de Cartografia (DICART).

O evento contou com as presenças também de Marcos Maia, Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Kathleen Marinho, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC); Abimael Matias, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (CODECIPE); Eduardo Rodrigo B Dantas (ADDIPER); Marcelo Falcão, Diretor de Recursos Minerais e Hidrologia (DRMH-PB).