ABB lança aplicação digital para integração de minas subterrâneas e a céu aberto em tempo real

OMS coordena planejamento semanal da produção e a dinâmica das ocorrências na mina para aprimorar a eficiência, aumentar a produtividade e maximizar a rentabilidade

Por Conexão Mineral 02/08/2019 - 14:13 hs
Foto: ABB
ABB lança aplicação digital para integração de minas subterrâneas e a céu aberto em tempo real
O ABB Ability™ reúne mais de 210 soluções digitais

Desenvolvido em colaboração com a Boliden AB e ArcelorMittal Mining Canada, o ABB Ability™ Operations Management System para mineração (OMS) une e coordena operadores, equipes de trabalho, equipamentos e todas as atividades da mina em tempo real, desde a preparação da frente de lavra a ser explorada até a chegada do material no britador.

Muitas vezes os planejadores de mina precisam montar um plano de curto prazo com visibilidade limitada das atividades em andamento. Enquanto isso, operadores estudam e avaliam constantemente um conjunto complexo de restrições operacionais, adaptando o planejamento para situações que mudam o todo tempo. Isso pode impactar na eficiência operacional e no aumento dos custos.

Segundo a ABB, ao integrar o controle de planejamento e o agendamento em tempo real, por meio de uma plataforma digital única, o OMS da empresa melhora a responsividade em ocorrências não planejadas e reduz as irregularidades da produção, em todas as etapas da mina. 

O ABB Ability™ Operations Management System pode apresentar cenários hipotéticos em caso de falhas nas tarefas ou mudanças operacionais. Isso ajuda os operadores da mina e planejadores a tomarem melhores decisões de forma mais rápida e segura, garantindo que a operação siga sem interrupções e consequentemente com maior produtividade. A disponibilidade dos equipamentos também aumenta ao migrar de um modelo reativo de manutenção para um enfoque preditivo. Como resultado, em todas as fases do ciclo de produção, o fluxo da mina é maximizado, segundo a ABB.

“Embora isso pareça simples, a coordenação entre o plano tático e o operacional é um dos principais desafios enfrentados na mineração moderna”, diz Eduardo Lima, gerente de produto para operações integradas em minas da ABB. “Ao oferecer um planejamento de curto prazo e automação ampliada, o ABB Ability™ Operations Management System permite que a mina opere como uma fábrica de minério”.

“O inventário do minério pode ser rastreado e controlado para permitir fluxo máximo e nível excelente. Ao unir a tecnologia operacional e a tecnologia da informação, aumentamos a visibilidade da operação e a integração de toda a equipe”, acrescenta. “O time vê a mesma informação ao mesmo tempo e pode, em conjunto, decidir as ações necessárias a tomar em tempo real, sem precisar aguardar até o final do expediente”. 

A aplicação do agendamento de curto prazo permite que os operadores da mina monitorem e revisem os planos operacionais e de desempenho com base nos objetivos, métricas e KPIs. As variações podem ser analisadas e mitigadas em tempo real durante um turno para ação corretiva imediata.

Já a aplicação do agendamento em tempo real combina planejamento de alto nível com controle de baixo nível por meio de um algoritmo heurístico de autoprogramação. Isso permite que os planejadores da mina alcancem novos níveis de eficiência na programação da produção, desde a preparação da frente de lavra até o britador, otimizando o uso dos recursos em tempo real e seguindo o plano de produção de forma mais eficaz.

O desenvolvimento do ABB Ability™ Operations Management System foi uma parceria entre a ABB, líder em tecnologia, com as equipes de projetos do Centro de Operações Remotas Integradas da ArcelorMittal, no Canadá, e do Centro de Operações da Boliden, que forneceram expertise na operação, a infraestrutura existente e apoio com recursos dedicados ao projeto. A tecnologia foi testada na mina subterrânea Renstrom da Boliden, na Suécia, e pela ArcelorMittal, na mina a céu aberto de Mont-Wright, no Canadá.