Hydro recebe certificação internacional nas operações de bauxita e alumina

Mineração Paragominas e Alunorte foram avaliadas pela Aluminum Stewardship Initiative (ASI)

Por Conexão Mineral 19/06/2019 - 11:51 hs
Foto: Hydro
Hydro recebe certificação internacional nas operações de bauxita e alumina
Mineração Paragominas conquistou sua primeira certificação

As operações de Bauxita & Alumina (B&A) da Hydro no Brasil receberam certificação da Aluminum Stewardship Initiative (ASI) pela excelência no padrão de desempenho e relevância no desenvolvimento da cadeia de custódia. 

A ASI é uma organização global, sem fins lucrativos, que define normas para o desempenho de sustentabilidade para a cadeia de valor do alumínio. A entidade, que promove o desenvolvimento sustentável e transparente no setor por meio da criação de padrões e certificações, tem entre seus membros empresas produtoras, transformadoras e consumidoras do metal, entidades de classe e ONGs.

Para chegar ao certificado, as plantas e o escritório de Belém passaram por uma intensa avaliação realizada por auditores independentes, sendo uma inglesa, um norueguês e um brasileiro, na última semana de novembro de 2018. A verificação foi acompanhada, ainda, pela empresa de auditoria KPMG. O selo conquistado em 2019 tem três anos de validade e sua manutenção está atrelada ao cumprimento dos fluxos de trabalho já estabelecidos nas plantas e escritórios de B&A no país.

“A certificação ASI da Mineração Paragominas e da refinaria de alumina Alunorte é um reconhecimento importante aos nossos esforços para produzir matérias-primas de alumínio de acordo com os mais altos padrões industriais de responsabilidade e sustentabilidade, além de entregar produtos certificados aos nossos clientes e ao resto da cadeia de valor do alumínio. Essas certificações agregam obrigações à nossa ambição de não apenas maximizar os benefícios do uso do alumínio, mas também minimizar o impacto de nossa produção e nós estamos preparados para assumir essa responsabilidade. Estamos um passo mais próximo do nosso objetivo de chegar ao mercado com produtos e soluções certificados pela ASI em toda a cadeia de valor”, afirma John Thuestad, vice-presidente Executivo da Bauxita & Alumina da Hydro no Brasil.

Primeira certificação da Mineração Paragominas

A certificação de Cadeia de Custódia da ASI (CoC Standard) estabelece requisitos para a criação de excelência na verticalização e integração operacionais com foco na produção e processamento entre todas as partes diretamente envolvidas nos processos industriais. Este selo proporciona um padrão singular de excelência para os membros da ASI nas classes de associação de Produção e Transformação e Usuários Industriais, além de servir como uma referência mais ampla para o estabelecimento e o aprimoramento de iniciativas responsáveis de produção, fornecimento e administração em cadeias de suprimento de metais.

As certificações de CoC da Hydro já incluem operações de refundição de sucata e de fundição, bem como essa nova certificação agora permite que a Hydro produza alumínio com certificação ASI. O selo de padrão de desempenho verifica 11 princípios e critérios ambientais, sociais e de governança em todo o ciclo de vida do alumínio. 

A certificação ASI é a primeira conquistada pela Mineração Paragominas. A Alunorte, que possui os selos internacionais ISO 9001 (Qualidade), 14001 (Meio Ambiente), OHSAS 18001 (Saúde e Segurança) e SA 8000 (Responsabilidade Social), incorpora mais um certificado de alto padrão. 

Fiona Solomon, diretora executiva da ASI, disse que “a Hydro atingiu mais um marco ao estender suas certificações de Performance e CoC Standard ao início de sua cadeia de valor, na Mineração Paragominas e na Alunorte, tornando-se apenas o segundo membro da ASI verticalmente integrado a fazê-lo. O Padrão de Cadeia de Custódia da ASI foi projetado para impulsionar a implementação de práticas responsáveis de ponta a ponta na cadeia de valor do alumínio. A certificação promove uma conexão com a produção e o fornecimento de metal, apoiando a escolha do mercado para o alumínio produzido de forma responsável. Parabenizamos a Hydro pelo seu forte compromisso com a ASI, demonstrado pela conquista de sua 6ª Certificação de Desempenho e 2ª Certificação de CoC, abrangendo uma série de unidades de negócios”.