Máquinas de mineração elétricas: Liebherr apresenta a R 9200 E e o T 236

Operação da mina do futuro passa pela redução da pegada ambiental

Por Conexão Mineral 25/04/2019 - 11:44 hs
Foto: Liebherr
Máquinas de mineração elétricas: Liebherr apresenta a R 9200 E e o T 236
R 9200 E: escavadeira com acionamento 100% elétrico de 210 toneladas

A Liebherr apresentou na Bauma 2019 um duo de máquinas montadas para atender às exigências das minas do futuro: a R 9200 E e o T 236. Funcionando em conjunto, a R 9200 E e o T 236 reduzem a pegada ambiental e a poluição sonora de qualquer operação de mineração. A R 9200 E na configuração de implemento shovel pode encher um T 236 em cinco passagens.

A Liebherr ofereceu aos visitantes da Bauma uma experiência inusitada: dar partida em uma escavadeira de mineração de 200 toneladas girando uma ignição gigante. Para alcançar isso, a equipe técnica da Liebherr teve que superar um enorme desafio: passar e conectar um cabo que pudesse suportar os 6.000 volts necessários para ligar a escavadeira, garantindo a segurança para milhares de espectadores que participavam das três demonstrações diárias.

R 9200 E

A R 9200 E, escavadeira elétrica de 210 toneladas, tem potência nominal de 850 kW (1.139 HP), maior ciclo de vida do motor e redução de até 25% nos custos de manutenção em comparação com uma escavadeira a diesel, segundo o fabricante. Para reduzir a corrente de partida, todas as escavadeiras elétricas Liebherr Mining estão equipadas com autotransformadores de partida para evitar quedas na rede elétrica da mina ao iniciar a escavadeira.

Como os clientes de mineração trabalham em todo o mundo nas condições mais exigentes, o acionamento elétrico também tem suas vantagens para eles. Uma escavadeira elétrica apresenta menos perdas de energia do que uma com motor a diesel em trabalhos em altura e é muito mais fácil de ser iniciada em climas frios.

A Liebherr oferece uma bobina para cabos opcional para todas as escavadeiras de acionamento elétrico. Esse conceito oferece maior mobilidade à máquina e economia de mão de obra no local, pois não é preciso mover o cabo. A bobina para cabos é totalmente autônoma e tem uma capacidade de 245 a 300 m, dependendo do tipo de escavadeira.

Segundo a empresa, algumas escavadeiras hidráulicas elétricas, em configurações de shovel e retroescavadeira, já alcançaram 70.000 horas de operação sem precisar de manutenção importante no motor elétrico.

Mina de arenito do grupo Eurovia

A mina de Lausitzer Grauwacke está localizada em Lieske, nordeste da Alemanha, aproximadamente 70 km de Dresden na direção norte. Desde 2010, ela pertence ao grupo Eurovia. O material extraído é um arenito duro, muito resistente ao congelamento. Ele é triturado e usado principalmente em misturas minerais para construções rodoviárias, ferroviárias e portuárias. Esta mina especificamente é um dos poucos fornecedores certificados de balastro para ferrovias de alta velocidade. 

Eurovia e Lausitzer Grauwacke optaram por substituir uma escavadeira a diesel por uma R 9200 E Liebherr elétrica – agora a maior escavadeira da frota da Eurovia (350 locais). Com um implemento shovel heavy-duty de 12,5 m³ (16,4 yd³) e sistema GET Liebherr para carregar material de baixa densidade 1,65 t/m³ (2,8 lb./yd³), a R 9200 E carrega caminhões basculantes de 65 toneladas com eficiência em três passagens, oferecendo ótimos tempos de ciclo – o mais rápido ocorreu em menos de 20 segundos.

T 236

O T 236 é um caminhão de mineração diesel-elétrico de 100 toneladas. O eixo traseiro do caminhão de mineração de 100 toneladas é movido por um motor elétrico, que recebe energia de um motor diesel. É assim que funciona o acionamento diesel-elétrico.

Segundo o fabricante, quando as inclinações mudam durante a subida, os veículos heavy-duty de acionamento mecânico precisam trocar de marcha. Muitas forças atuam nas rodas motrizes quando a carga varia. A variação da inclinação e da carga pode resultar em ineficiência para caminhões de acionamento mecânico, o que limita a capacidade de maximizar e manter a velocidade em inclinações.

O T 236 se beneficia das inovações do sistema elétrico de tração Liebherr com a introdução do sistema de tração Litronic Plus Generation 2 AC verticalmente integrado. O T 236 executa o trabalho com tração contínua para maximizar a velocidade em inclinações.

Desde a sua primeira apresentação ao público, na MINExpo 2016, em Las Vegas, o T 236 completou com sucesso sua fase de testes e hoje está operando na mina Erzberg Iron, na Áustria, e outra unidade acaba de iniciar sua operação na África do Sul. 

Acionamento elétrico

Atualmente, a Liebherr Mining é o OEM que oferece a maior linha de escavadeiras elétricas do mercado. Variando de 130 t a 800 t, os modelos R 9150 B, R 9200, R 9250, R 9350, R 9400 e R 9800 estão todos disponíveis versões elétricas.

O acionamento elétrico não se aplica apenas à gama de escavadeiras hidráulicas Liebherr, mas também aos caminhões fora de estrada. De fato, a Liebherr foi a primeira a desenvolver um caminhão de mineração diesel-elétrico de 100 toneladas com um sistema de freios imerso em óleo. Esse caminhão se encontra em operação hoje na Áustria e na África do Sul, reduzindo os custos por tonelada dessas minas.

Além disso, a Liebherr oferece uma solução Trolley Assist da sua gama de caminhões fora de estrada. Utilizando pantógrafos acoplados para conectar o sistema de tração dos caminhões aos cabos de energia em trechos íngremes, o Liebherr Trolley Assist System aumenta a eficiência e a produtividade. Quando conectado aos cabos de energia no modo padrão, a capacidade total de potência dos motores elétricos fornece quase o dobro da velocidade de subida com carga, enquanto o motor a diesel fica em ponto morto, reduzindo as emissões e o consumo de combustível.