ArcelorMittal iniciou tratativas para celebrar um Termo de Acordo Preliminar

Por Conexão Mineral 18/02/2019 - 21:45 hs
Foto: EBC

A ArcelorMittal comunica que iniciou tratativas para celebrar um Termo de Acordo Preliminar com a comunidade de Pinheiros com o objetivo de resolver questões emergenciais, enquanto uma solução definitiva é estudada. As condições propostas pelo Ministério Público serão avaliadas pelos moradores e pela empresa, que irão se reunir na próxima semana para discutir os pontos do documento.

A empresa informa que apresentou um plano de ação às autoridades no qual indica a realização de estudos complementares que irão orientar as medidas futuras a serem implementadas na barragem. A ArcelorMittal tem mantido o monitoramento contínuo da estrutura para garantir sua segurança e estabilidade.

Reforço no atendimento à comunidade

A ArcelorMittal ampliou seus canais de atendimento às pessoas da comunidade de Pinheiros, em Itatiaiuçu (MG). Além dos pontos presenciais em Pinheiros e no hotel em Itaúna, onde estão hospedadas as famílias transferidas da comunidade, a empresa criou uma “Central de Relacionamento com a Comunidade”, linha telefônica exclusiva. Por meio de ligações gratuitas para o número 0800 721 2425, as pessoas da região também poderão entrar em contato direto com a empresa. O serviço começa a funcionar a partir do dia 18, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em Itaúna, a ArcelorMittal atende direta e diariamente a 119 pessoas de 34 famílias hospedadas. Uma frota de dez ônibus e três micro-ônibus faz um roteiro na região para levar e buscar, diariamente, crianças e adultos a escolas e locais de trabalho.

Neste fim de semana, os moradores de Pinheiros - que estão hospedados no hotel - contam com programa especial de atividades no final de semana no Poliesportivo JK, em Itaúna. O espaço, localizado nas imediações do hotel, foi cedido pela Prefeitura e pela Tri Runners (associação que coordena o espaço). Apesar da proximidade, os moradores terão transporte para levá-los ao centro esportivo.

Os animais da comunidade foram catalogados, estão passando por exames e recebendo tratamento inicial para serem acolhidos em locais adequados. Todo o trabalho vem sendo realizado em parceria com a Brigada Animal (equipe vinculada ao Conselho Regional de Veterinária), Defesa Civil e equipe de voluntários da ArcelorMittal. O processo de retirada dos animais de grande porte do Distrito de Pinheiros foi concluído na quarta-feira. Bovinos, equinos e suínos foram levados para um haras em Itatiaiuçu. A de felinos também foi finalizada. O acolhimento de galináceos e cães está em andamento desde quinta-feira. Até o momento, foram acolhidos 267 animais. Algumas espécies requerem cuidados extras em relação à temperatura e ao transporte.